Você já baixou músicas, filmes e afins pela internet?
Pois é, então, para algumas pessoas, e algumas legislações, mesmo que sem intenção de lucro e para uso próprio, e ainda que o arquivo seja apagado imediatamente após você assistir ao filme (ou escutar sua música), você é um criminoso.
Neste momento, os responsáveis pelo site “The Pirate Bay” estão sendo julgados. Detalhe, o site nunca hospedou um arquivo pirata sequer!
Aqui no Brasil, os sites que fazem legendas amadoras de filmes também foram recentemente alvo de ação contra a “pirataria” – e, como no caso do “The Pirate Bay”, não havia qualquer disseminação de conteúdo pirateado, seja pelo site “Legendas.tv”, ou pelo mantido pela equipe de legendadores“InSubs”.
Por tal razão, publiquei o “Manifesto de Apoio ao Legendas.tv e à produção amadora de legendas em idioma português”, que conta hoje com cerca de 2.500 assinaturas, aumentando dia-a-dia.
A equipe “InSubs” criou a campanha “Queremos cultura! Quem usa legenda, também consome!“, em a qual os usuários das legendas criadas pelo grupo enviam fotos de suas coleções de DVD´s, em um esforço legítimo de demonstrar que a produção amadora de legendas não só não atrapalha a comercialização de obras originais, como, pelo contrário, a estimula.
Mostre sua cara!
O site Filesharer.org foi ainda mais longe!
Com o julgamento do “The Pirate Bay” , eles bolaram a campanha “This is what a CRIMINAL looks like” (ou “é assim que um criminoso se parece”, em tradução livre).
Com referência explícita ao caso do “The Pirate Bay”, eles montaram um protesto inusitado!
Argumentam que, se o site não hospedava os arquivos, e quem o fazia eram os usuários, então que cada um dos “criminosos” mostre sua cara às associações antipirataria, para que eles conheçam quem seriam, na verdade, os verdadeiros acusados.
E convidam todos a fazer isso, disponibilizando uma ferramenta – com um simples formulário, qualquer um pode enviar sua imagem, com seu nome, para o “Rol dos culpados“, idealizado pelo site.
São 1206 pessoas que enviaram sua foto, até agora, assumindo o papel de “criminoso do P2P“.
E você, é um também?
eu adoro vcs mais iae!!!!!!!!!