Nossa vida está cada dia mais integrada ao mundo digital: textos, fotos, músicas, documentos, e arquivos em geral, que são importantes, fundamentais (e muitas vezes, confidenciais), armazenados em mídias móveis, como pendrives, Ipod, discos rígidos (HD) externos e, em nossos laptops ou computadores.
E se você perde alugum destes dispositivos (ou pior, é roubado)?
Qual a segurança que você tem do uso que será feito pelo ladrão ou por quem encontrar seus arquivos?
Se você não gosta de contar com a bondade alheia, uma excelente opção é utilizar um programa de criptografia de dados.
Se a “al-qaeda” usa, e o “Daniel Dantas” também, e funciona para eles, com certeza é bom para reles mortais como nós.
Há muito tempo que admiro as soluções da empresa Steganos.
Eles foram pioneiros no desenvolvimento de uma tecnologia que permite criptografar um arquivo, e “embuti-lo” dentro do outro.
O conceito é antigo, esteganografia vem do grego,”escrita escondida” é o estudo e uso das técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra.
Então você integra um texto, criptografado, o esconde dentro de uma foto, por exemplo, e manda a foto para o receptor por e-mail.
Só ele e você sabem que lá dentro há o texto, e, para abrir, ele precisa da senha. Caso contrário, impossível.
Essa é outras funcionalidades interessantes são encontradas na suite paga de segurança, mais completa que eles comercializam, o “Steganos Privacy Suite™ 2008“
Mas, se você somente quer um local para proteger seus dados, e não quer gastar um centavo com isso, a Steganos também oferece uma opção totalmente grátis: o Steganos Safe One.
O Steganos Safe One é um aplicativo que proporciona grande segurança e proteção para seus arquivos e dados sensíveis.
De uma maneira fácil e intuitiva, qualquer leigo cria com a ferramenta dois “cofres digitais”, com 1 GB de capacidade cada um, totalmente seguros e criptografados com um algoritmo bastante poderoso (encriptação AES de 256 bits).
Você pode criar a sua senha, pedir para que o programa gere uma senha segura para você, e até mesmo usar como “chave” de seu “cofre” um pendrive, um Ipod, uma câmera digital, ou um celular (bluetooth).
E tem uma opção bem interessante, que é atribuir a senha a uma sequência de imagens determinada, se você possui boa memória visual (Steganos PicPass).
Qualquer que seja a “chave”, sempre é possível abrir o “cofre” manualmente, com sua senha.
Nem preciso dizer que, se você esquecer a senha… já era. Não há como recuperar os dados.
Afinal, não é esse o objetivo de uma boa proteção?
Você pode baixar o programa se inscrevendo gratuitamente para obtenção de uma “MySteganos Account” na página oficial Safe One, ou neste link para donwload direto do Steganos Safe One, , caso tenha dificuldade (ou não deseje a inscrição).
so pra garantir eu coloquei 2 colhetres de xa em 1 copo de agua (copo americano…)…
pior que funciona mesmo..rs
abs
valew pela visita