InSubs fora do ar! Saiba mais detalhes sobre o fechamento!

5 fev

UPDATE 18.02.09- 10:00h. – A página da equipe “InSubs“está fora do ar, desde as 16:00h. de ontem, dia 17/02 – provavelmente em consequência de ataques hackers a que estava sendo submetida.

UPDATE 10.02.09- 21:30h. – A equipe responsável pelo InSubs, trouxe de volta ao ar seu site! (veja mais detalhes no fim do post).

05.02.09- 13:02h.O conhecido portal de legendas brasileiro, InSubs,  também está “indisponível”.

O portal é responsável por legendar diversas séries de TV, como House e Gossip Girl – e havia sido o único indicado pelo blog do “Legendas.tv” como alternativa de download de legendas (daí , talvez, a razão de ter atraído atenção excessiva para si – e o consequente “fechamento”).

Novamente, o motivo de “fechamento” se deve, segundo informações apuradas (mas não confirmadas oficialmente pela referida associação), por ação da APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música), que teria solicitado a remoção do site do servidor em que estava hospedado, como ocorrido anteontem com o “Legendas.tv”.

A equipe responsável pelo InSubs já criou um blog para hospedar as legendas produzidas pelo grupo, por enquanto. (vamos ver se o serviço de blog não vai retirá-lo do ar, também – esperamos que não…)

Ressalto que o InSubs, como o “Legendas.tv“, também se utilizava de material protegido por copyright, quais sejam, as imagens, fotos e posters de filmes e séries, modificando-os, inclusive; que eram usadas nos banners que “anunciam” as legendas, (coisa que os sites alternativos sugeridos abaixo não têm).

A remoção do InSubs demonstra, por um lado, um desconhecimento brutal dos mantenedores de alguns dos sites de legendas acerca da legislação internacional de direitos autoriais, expondo-os às queixas que são, na verdade, factóides, mas que possuem embasamento legal, simplesmente porque os próprios administradores dos sites permitiram a situação, mantendo os tais banners.

Infelizmente, tal ignorância (ou desleixo), ainda que por absoluta e autêntica boa-fé,  os sujeitava, bem como ao novo “Legendas.tv, na versão “lite” , às medidas de defesa de copyright conferidas pela legislação internacional (mesmo que hospedem o site em servidores da Suécia ou Holanda – como anunciado pelos administradores do site em seu blog, com relação às imagens modificadas, o uso ainda é proibido – tanto é que “Mininova” e “The Pirate Bay” não as possuem).

Volto a repetir, como o fiz no post sobre o “Legendas.tv” – que retornou usando as imagens: se os estúdios e produtores registrarem, novamente, outra queixa, seja pela APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música), ou não, o servidor que hospedará o site poderá ser obrigado a retirá-lo do ar, mais uma vez (o que esperamos que não aconteça!).

Por isso, se o objetivo dos sites é fornecer legendas, e continuar em funcionamento, entendo uma estratégia “não muito inteligente” a manutenção do uso de imagens protegidas pelos administradores do “Legendas.tv“. no novo site.

Novos Banners do “InSubs”:

UPDATE 07.02.09- 12:00h. – FINALMENTE!

A equipe responsável pelo InSubs, passou a elaborar banners próprios (engraçadíssimos, por sinal)  para as séries em que criam as legendas disponíveis, por ora, em seu novo blog recentemente criado.

Eu havia escrito neste post: “Uma sugestão ao pessoal do legendas: criem vocês mesmos uns logotipos para cada série, sem usar nenhuma imagem de ator ou algo originário dos detentores de direitos autorais. Mesmo que não fique exatamente “lindo”, servirá para uma indexação visual dos arquivos, coisa que os banners cumpriam tão bem.”

E não é que eles fizeram isso?

Aliás, fizeram melhor que isso, pois adicionaram grande carga de humor nos banners.

Registro aqui meus elogios à maturidade da equipe, por ser capaz de mudar, de evoluir em meio à uma situação adversa,  e por aceitar sugestões construtivas, e melhorá-las, inclusive!

Vejam exemplos dos impagáveis e criativos banners :

As novas imagens para as legendas feitas pela “InSubs” foram uma verdadeira unanimidade: a aprovação das mesmas pode ser verificada tanto pelo twitter quanto pelos inúmeros comentários postados no blog da equipe.

Esperava que o “Legendas.tv” e seus administradores resolvessem seguir a mesma linha….

“Fogo Amigo”?

UPDATE 08.02.09- 02:00h. – Porém, numa espécie de  “fogo amigo”, o  “Legendas.tv não publicou as imagens novas, criadas pela “InSubs” em seu site , junto com as legendas da equipe.

Sei lá, vai ver pensaram que o público não ia gostar (a reação de todos que li foi ótima); sinceramente, espero que os administradores do “Legendas.tv” reconsiderem.

Isto está se tornando um interessante debate sobre um conceito: “liberdade“.

Assim, inevitável citar àquele que talvez tenha sido o mais culto brasileiro, Rui Barbosa, que em seu artigo “JACOBINOS E REPUBLICANOS“, escrito para  o Jornal do Brasil, 24 de maio de 1893, disse:

“Tratando-se de si, toda a liberdade é pouca; para os outros qualquer é demasiada.
Mais fraco, brada contra a perseguição; mais forte, oprime.”

Pois é…

“InSubs” – “O Retorno”!

UPDATE 10.02.09- 21:30h. – A equipe responsável pelo InSubs, trouxe de volta ao ar seu site!

O novo InSubs está muito bem diagramado, com sistema de busca e acesso restrito aos membros do site, bastando um simples cadastro para obtenção de seu login.

Como era de se esperar, o site está “sofrendo” com o excesso de usuários, portanto, caso não carregue a página, tenha paciência e tente novamente!

UPDATE 11.02.09- 11:51h. – Novo site da “InSubs“, ainda apresenta dificuldades no acesso, desde a madrugada até o momento.

UPDATE 11.02.09- 20:00h. – Não é possível acessar a nova página da equipe “InSubs“, que aparentemente está sendo vítima de “ataques”.

UPDATE 12.02.09- 07:50h. – Finalmente o acesso à página da InSubs“, foi normalizado, após as 23:00h. de ontem! Visite o novo site“!.

UPDATE 12.02.09- 22:18h. – Site da InSubs” inacessível desde 21:00h. de hoje.

UPDATE 13.02.09- 12:00h. Acesso à página da InSubs” normalizado!

UPDATE 18.02.09- 10:00h. – A página da equipe “InSubs“está fora do ar, desde as 16:00h. de ontem, dia 17/02 – provavelmente em consequência de ataques hackers a que estava sendo submetida.

InSubs” – Campanha “Queremos cultura! Quem usa legenda, também consome!”

Além disso, os membros da equipe bolaram a campanha “Queremos cultura! Quem usa legenda, também consome!“, em a qual os usuários das legendas criadas pelo grupo enviam fotos de suas coleções de DVD´s, em um esforço legítimo de demonstrar que a produção amadora de legendas não só não atrapalha a comercialização de obras originais, como, pelo contrário, a estimula.

Uma ótima idéia a criação da campanha, que, novamente, demonstra a grande capacidade de organização e adaptação, por parte da equipe InSubs.

Enquanto isso, seguem abaixo opções de sites que permanecem no ar – e que não usam quaisquer imagens (à exceção da equipe “InSubs”, que cria suas imagens, como destacado acima):

Sites alternativos de legendas:

Assine o “Manifesto de Apoio ao Legendas.tv e à produção amadora de legendas em idioma português

Posts recomendados:

Descubra se uma página na internet está fora do ar, ou se o problema é relacionado à sua conexão. Conheça o “down for everyone or just me?”.

Site convida os “criminosos” do P2P a mostrar a cara! Campanha: “É assim que um criminoso se parece”

Julgamento do The Pirate Bay – acompanhe ao vivo, via internet

Site da APCM é alvo de hackers!

O site “Legendas.tv” está fora do ar? Aparentemente, foi fechado por conta de ação “antipirataria”.

“Manifesto de Apoio ao Legendas.tv e à produção amadora de legendas em idioma português”

Biblioteca Naciona Digital: sim, nós temos uma! (BR)

Filme e tire fotos de veículos em movimento. Conheça a “GoPro Hero Motorsports Wide”

Jack Johnson, G. Love, Zach Gill e “The Leotards” tocando juntos

Estréia da nova temporada da série “Lost” – 5ª Temporada, episódios 01, 02 e 03.

Hoje: Estréia nova temporada da série 24 HORAS – 7ª Temporada, episódios 01, 02, 03, 04, 05 e 06.

O dia em que o Google parou!

Personalize seu iphone, notebook, carro ou mesmo sua casa com os adesivos decorativos da Infectious

Piratearam o pirata! E agora? Desenvolvedor do “Crackulous” reclama de pirataria…

G. Love & Special Sauce com Tristan Prettyman, juntos em San Diego, Califórnia. (surf music + hip-hop instrumental)

Coloque um “calendário humano” na barra lateral de seu blog do WordPress – “The Human Calendar”

Veja como foram produzidos os efeitos especiais e maquiagem em Brad Pitt no filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”

Mozy – ferramenta de backup on-line, automática e grátis.

Como recuperar arquivos deletados em disco rígidos ou dispositivos USB – pendrive, ipod, cartões de memória de celulares, máquinas digitais, etc.? Conheça o “Recuva” – programa grátis.

Onde guardar suas fotos digitais do Natal e Ano-novo? Conheça o BADONGO – DISCO VIRTUAL totalmente GRÁTIS, SEM LIMITE de espaço ou de tempo de armazenamento.

Qik – transmita videos de seu celular ao vivo (serviço grátis)

Bambuser – faça transmissões de vídeo ao vivo de seu celular ou webcam. (serviço grátis)

Conheça o Remember the Milk, sua “memória virtual” – disponível para Iphone 3G

GPSed- arquive suas rotas e fotos com localização de GPS

Ipoki – compartilhe sua localização com um celular 3G com GPS

Luminária feita com tampas de garrafas plásticas recicladas. (faça você mesmo)

Cadeiras, estantes, mesas e outros móveis e objetos decorativos feitos de papelão reciclado.


7 Respostas to “InSubs fora do ar! Saiba mais detalhes sobre o fechamento!”

  1. Neto 24, fevereiro, 2009 às 3:33 pm #

    Com certeza, se forem peneirar a internet, vão tirar milhões de sites do ar, por conta dos direitos autorais. Quem sabe se a logística de quem revende seriados fosse melhor, digo ao invés de vários meses ou anos, não colocariam em dias?!

    Eu baixo seriados pelo torret, e legendas pelo legendas.tv, como o seriado Moonlight e SuperNatural, que o SBT comprou 1 ou 2 episódios, e passam repetidamente. Talvez, se fossem menos tapados e divulgassem de maneira descente, não teriam compradores? Eu mesmo compraria =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: