Outra dica para todos os fãs de seriados de TV:
Na última quarta-feira, 21.01.09, estreou (na TV americana) a quinta temporada da série “Lost“, cujo episódio piloto foi ao ar nos Estados Unidos, em 22 de setembro de 2004. (como passa o tempo…)
A série, que inclusive é retransmitida anualmente pela Rede Globo de televisão (embora sempre com uma temporada de “atraso”), retrata a vida dos sobreviventes de um acidente aéreo, que cai por sobre uma ilha em lugar indeterminado do Pacífico.
Eu gostei muito da primeira temporada. Depois a história enveredou por tantas hipóteses, tantos caminhos, tantos núcleos de personagens que, em minha opinião, os produtores há muito tinham “perdido a mão” da receita do sucesso estrondoso da primeira temporada.
Isso ficou ainda mais nítido com a greve dos roteiristas de Hollywood, no fim de 2007 e início de 2008, que desestruturou o enredo da 4ª e última temporada da série.
Como de costume, foram lançados dois episódios, de uma hora cada:
- S05E01 – “Because You Left” (ou “Porque vocês foram embora”, traduzindo-se livremente)
- S05E02 – “The Lie” (ou A Mentira, traduzindo-se livremente)
Análise rápida dos episódios:
Resumo dos capítulos já exibidos, sem muitos detalhes para não estragar a surpresa:
Assisti aos dois primeiros episódios e confesso me surpreendi: não é que eles conseguiram “costurar” o sentido da série novamente!
A história recomeça quando vários dos seis sobreviventes que conseguiram deixar a Ilha na temporada anterior, os chamados “Oceanic Six” planejam seu retorno à Ilha, no intuito de salvar às pessoas que lá ficaram, que estão sofrendo as consequências da Ilhar ter sido “movida” (e, talvez até mais do que isso).
No segundo capítulo, os destaques ficam para Hurley (o ótimo Jorge Garcia, cada vez mais simpático, e um tanto mais gordo) e Sayid, já fora da Ilha, são perseguidos pela polícia e por outras pessoas misteriosas.
Enquanto o mundo pensa que Hurley está louco, Jack e Ben tentam juntar todos os “Oceanic Six” como uma equipe, para que juntos retornem à Ilha. Kate sai de casa às pressas, por um problema que já seria um tanto previsível pela última temporada.
Outra coisa a se destacar é que os produtores conseguiram manter na série a grande maioria dos principais atores: Ben, Locke, Hurley, Sayid, Desmond , Kate e Jack – estão todos lá, novamente.
UPDATE 28.01.09 – Lançado o terceiro episódio, da quinta temporada de Lost:
- S05E03 – “Jughead“ (ou “Cabeça-de-Jarro”, traduzindo livremente o sentido é perdido, pois se trata do apelido dado à bomba H do episódio)
Desmond segue pela busca da mãe do físico Faraday, que poderia ajudá-lo a ajustar a Ilha no tempo.
Locke encontra duas grandes revelações, numa nítida demonstração de que, finalmente, para conter a gigantesca perda de audiência, os produtores da série resolveram enrolar menos e fazer a história andar mais, nesta temporada.
Aliás, o capítulo confirma que o foco da história se reverte para um novo personagem, invisível, mas com participação determinante para o curso da história: o “tempo”.
E, por tal razão, o físico Faraday, aparentemente “maluco”, é promovido a protagonista da série, juntamente com Locke, Sayid, Jack, etc.
Fica, também, evidente, que as oscilações de tempo-espaço a que estão sendo submetidos os que ficaram na Ilha podem ter sérias consequências físicas (fato que Faraday já sabia, provavelmente como fruto de seus experimentos com ratos nos porões de Oxford, desvendados por Desmond e patrocinados por Widmore (cuja resposta da obsessão pela Ilha é revelada neste episódio, e que lhe fizeram avisar Desmond do “grande perigo” que todos os que ficaram para trás corriam).
Enfim, vale muito à pena assistir.
UPDATE 04.02.09 – Foi ao ar o quarto episódio, da quinta temporada de Lost:
- S05E04 – “The Little Prince“ (ou “O Pequeno Príncipe”, em uma clara alusão à disputa por Aaron, o filho de Claire)
Kate descobre que “alguém” contratou um escritório de advocacia, visando tirar o “seu” filho Aaron (que na verdade era de Claire).
Para tanto, ela seria obrigada a fornecer amostras de sangue, sua e da criança, para um exame de DNA, que comprovaria (ou não) a maternidade.
Obviamente que isso a obriga a fugir com o garoto, com a ajuda de Jack.
Hurley está preso, acusado dos “assassinatos” que teria cometido – o que atrapalha o planejado retorno do grupo à Ilha.
Como no episódio anterior, a equipe de roteiristas da série presenteia os fãs com algumas revelações, que, ainda que a conta-gotas, são extremamente importantes para o desenrolar da história!
Enquanto isso, a saúde dos que ficaram na Ilha, e que estão “desalojados no tempo”, começa a deteriorar visivelmente.
Como Benjamin diz, “o tempo é curto”.
No geral, o episódio é ótimo.
UPDATE 12.02.09 – Exibido nos EUA o quinto episódio, da quinta temporada de Lost:
- S05E05 – “This Place is Death“ (ou “Este lugar é a morte!”, literalmente…)
Este é, provavelmente, o melhor capítulo de todos os que foram ao ar até o momento, nesta 5ª temporada da série Lost.
Mais uma vez, somos brindados com respostas para algumas das infinitas questões, propostas ao longo dos cinco anos da trama – o que dá certo ar de “recompensa aos fãs” a este episódio.
Tudo se passa em dois núcleos: na Ilha, Locke lidera “os que ficaram para trás”, em sua jornada “de um homem só” para voltar à civilização, através da Orquídea (antiga estação da iniciativa Dharma); e em Los Angeles, Ben se esforça para reunir os Oceanic Six em seu retorno à Ilha, que, por sua vez, cessaria com os “clarões” e incessantes deslocamentos no tempo dos personagens que ficaram na Ilha, e cuja saúde se deteriora a cada minuto.
Encontros, mortes, respostas e alguns novos mistérios, fazem a série “andar” novamente.
Os fãs ficarão ansiosos pelo capítulo S0506, a ser exibido em 18 de fevereiro.
UPDATE 18.02.09 – Exibido nos EUA o sexto episódio, da quinta temporada de Lost:
- S05E06 – “316“ (referência ao voo da Ajira Airways flight 316, que leva os sobreviventes de volta à Ilha…)
Após o capítulo da semana passada, This Place is Death, a espectativa dos fãs ficou em alta: será que Jack e companhia retornariam à Ilha?
A resposta é dada nos primeiros segundos deste episódio.
Mas o fato de nem todos os integrantes do “Oceanic Six”, concordarem em voltar à Ilha já começa a apresentar seus problemas.
Com certeza, estamos no auge da série: as personagens, o enredo, a produção, novas questões e repostas para as que existiam, enfim: Lost na sua melhor forma!
UPDATE 25.02.09 – Exibido nos EUA o sétimo episódio, da quinta temporada de Lost:
- S05E07 – “The Life and Death of Jeremy Bentham“ (ou “A Vida e Morte de Jeremy Bentham”)
Originalmente, este capítulo foi escrito para ser exibido antes do episódio “316” (que foi ao ar em 18.02.09), porém o produtor da série Damon Lindelof, achou que seria “legal”, a inversão da ordem de exibição.
Este capítulo tem seis minutos adicionais, e é centrado no personagem Locke, ou, Jeremy Bentham.
tomara que tenha 6ªtemporada será uma pena nâo ver mais lost