Li há pouco, que, segundo dados da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, existe a suspeita de 11 casos de leptospirose no estado. A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria, que afeta seres humanos e animais, e tem sua propagação favorecida em ambientes de inundação e enchentes – principalmente pelo contato com lama ou água contaminada por urina de animais infectados, ou pela ingestão de alimentos ou água contaminados.
Em raras vezes, a doença pode evoluir para um quadro fatal. Como os sintomas são diversos (febre alta, fortes cefaléias, calafrios, dores musculares, vômitos, entre outros) e coincidem com os de diversas outras doenças (dengue, febre amarela, malária, hepatite), pode ser difícil o diagnóstico inicial.
Achei ótimas dicas e “Recomendações para áreas com risco de transmissão de leptospirose” , no site do “Cives Centro de Informação em Saúde para Viajantes” da UFRJ.
Por favor, divulgue a informação, essencial para a prevenção da doença.
Posts recomendados:
Purificação de água apenas com garrafas PET e luz do Sol – técnica SODIS
Filtros “faça você mesmo” – desinfecção de água em situações emergenciais – enchente SC
Kits de emergência para calamidades e desastres naturais – enchente SC
Doações para a população de Santa Catarina – Cuidado com falsos e-mails. Veja aqui relação oficial de postos de arrecadação de doações e outras formas de ajudar.
Produtos recomendados:
Eu gostaria de saber quais as medidas preventivas da doença Leptospirose???
quero saber como evitar a leptospirose!!!!