O Emoze é sensacional! Não tem como definir de outra maneira.
O serviço é grátis, inclusive para uso corporativo, muito flexível e bastante seguro, bastando fazer um cadastro.
Observação: desde janeiro de 2009, para suporte a múltiplas contas de e-mail, ou envio de arquivos anexos de tamanho superior a 100Kb, você tem que pagar uma taxa anual, ou seja, o Emoze “andou para trás” – veja UPDATE 25.01.09 (abaixo) .
É compatível com dezenas de modelos e marcas de celulares, inclusive o Iphone (veja “UPDATE 26.01.09, abaixo.)
Funciona para o envio e recebimento de e-mails, inclusive com anexos, através do chamado email instantâneo (ou push email) e se integra com o Outlook, Gmail e Lotus Notes; sincronizando, inclusive, seus contatos, tarefas e agenda, e tudo com proteção e segurança de criptografia militar.
A instalação é descomplicada e a interface do software intuitiva – parece que você já conhece o programa que, além de tudo, é altamente customizável (você pode, por exemplo, escolher não receber e-mails durante a noite, enquanto dorme, recebendo todos pela manhã).
O “push mail” realmente funciona, no segundo que o e-mail chega no seu provedor o seu celular já o recebe também.
Na versão “Personal Web Mail“, o que o software faz e encaminhar ao seu aparelho celular as mensagens que você recebe na sua conta de e-mail habitual. Dá para manter cópia das mensagens no servidor, para você baixar depois, ou até mesmo apagá-las via celular. Compatível com sua conta do Gmail.
Já a versão “Enterprise Edition” é mais completa: ela integra diretamente o seu cliente de e-mail (Outlook, Lotus Notes) ao seu aparelho celular, através de um software instalado no seu microcomputador e outro no aparelho celular (suporta múltiplos usuários). Seu único “defeito”: na versão enterprise, a máquina deve estar ligada e o cliente de e-mail aberto para que o sistema funcione. Isto porque seu micro vai trabalhar como se fosse um servidor (e, neste caso, é mesmo). Vantagens: além de receber e enviar e-mails pelo celular, em tempo real, integrado com sua conta de e-mail habitual ou Gmail, o celular compartilha dados da agenda, dos contatos, e tarefas, sincronizando-os em tempo real com o seu cliente Outlook ou (Lotus Notes).
As duas versões são totalmente gratuitas, sem qualquer limitação do serviço (não mais – leia o “UPDATE – 25.01.09” abaixo sobre a limitação de uma única conta para a versão gratuita do programa), e são compatíveis com diversas marcas e modelos de celulares.
Nem preciso mencionar, o celular deve ter acesso a um plano de dados 3G – preferencialmente (ou GPRS-Edge), possibilitando a sincronia do Emoze.
Também são necessários conhecimentos básicos em inglês para utilização do serviço.
O resultado final é algo semelhante à experiência de uso de um BlackBerry, ou Microsoft Exchange.
Eu mesmo tentei usar. Funcionou tão bem, mas tão bem que eu desinstalei. ; )
Afinal, ainda existe vida off-line (ou não)?
UPDATE – 25.01.09:
O emoze, após a última atualização de software, ganhou uma limitação em sua versão grátis: só aceita uma única conta de e-mail.
Para ter suporte à múltiplas contas, tem que pagar pelo “emoze pro”.
Esta é uma atitute um tanto controversa da empresa, e, se você já possui o programa instalado e fizer o upgrade “por cima” de sua instalação antiga, ele preserva suas contas antigas, mas te impede de adicionar novas (a não ser que você pague) – enquanto que se você não fizer o upgrade ainda pode adicionar novas contas.
Portanto, a não ser que você queira perder esta funcionalidade e seu “direito adquirido” de instalar múltiplas contas sem pagar pelo emoze PRO – NÃO FAÇA O UPGRADE.
E, se você remover o emoze e instalá-lo novamente, aí o prejuízo é grande, pois o programa, ao contrário da instalação “por cima” da antiga, não guarda suas contas e você somente poderá ter uma só, como se fosse um “cliente” novo do software. (como tive que testar todas as hipóteses, isso aconteceu comigo).
Em resumo:
- se você já é usuário do emoze e quer manter o direito de adicionar novas contas de e-mail, sem pagar pela versão PRO,não faça mais nenhum update do programa.
- se você já é usuário do emoze, utiliza mais de uma conta e não tem intenção de acrescentar novas ou alterar as configurações dos e-mails que estão cadastrados, e não se importa em perder o direito de adicionar novas contas de e-mail, faça o update do programa, instalando-o diretamente “por cima da versão antiga”, sem removê-la. Desse modo, suas contas já existentes permanecem.
- se você removeu sua instalação antiga do emoze ou é usuário novo: não tem jeito, só uma conta mesmo.
As demais funcionalidades da versão grátis aparentemente continuam as mesmas, à exceção da limitação de uma única conta.
Em contrapartida, agora o emoze faz a sincronia da agenda e calendário do gmail, coisa que antes era reservada apenas ao Outlook.
UPDATE – 26.01.09: Guia para instalação do emoze em Iphone – pushmail grátis, com seu próprio endereço de e-mail:
Link para o guia oficial do Emoze de instalação no Iphone (em inglês)
Deixe um comentário