Filtros “faça você mesmo” – desinfecção de água em situações emergenciais – enchente SC

25 nov

Li há pouco que a previsão atual para a regularização no abastecimento de água potável na cidade de Blumenau seria de aproximadamente 15 dias. Outras cidades como Jaraguá do Sul, a vizinha Gaspar, Brusque, Ilhota, entre outras, lamentam as mortes e grandes prejuízos causados pelas chuvas.

Há dificuldades e interrupções nas redes elétricas e de abastecimento de gás. Ou seja, infelizmente, algo próximo ao caos, inclusive com a população saqueando supermercados (em busca de provisões) e inflação no preço de combustíveis e até mesmo da água potável, que estaria custando, segundo relatam moradores, cerca de R$20,00 o galão.

Vou deixar os filtros estrangeiros (como o lifestraw) e outras coisas menos tangíveis para um outro post, pois entendo que a situação demanda respostas que possam, inclusive, serem improvisadas.

Assim, seguem algumas idéias e soluções, como o Método SODIS, que já postei anteriormente e que poderiam ser utilizadas em benefício das pessoas afetadas pela falta de água potável:

Filtro Bioareia: O Centro de Tecnologias Sociais para Água e Saneamento (CAWST) é uma ONG canadense que promove consultoria e treinamento para melhoria de condições sanitárias em comunidades carentes, entre elas, a purificação da água. O Filtro Bioareia é simples, fácil e barato de ser construído, apresentando ótimos resultados na qualidade da água (eliminação de mais de 90% de bactérias, vírus e parasitas. Neste tutorial em português há instruções detalhadas do processo de construção do filtro.

  • Filtro mecânico com garrafa PET, coador de café (ou algodão – ou mesmo um pano), carvão, pedrisco: Esse é um filtro caseiro, estilo “faça você mesmo”, que está disponível na  Revista Ciência Hoje, 176: JANEIRO/ FEVEREIRO DE 2007, em um tutorial simples e muito bem explicado. Pode ser montado em pouco tempo e com quase nenhum trabalho.
  • Desinfecção com cloro: O site Faz Fácil possui este guia que ensina a utilizar cloro no tratamento de água não tratada em potável. É importante não utilizar água parada, apenas água corrente neste tratamento, se utilizado isoladamente. Um produto como o conhecido Hidrosteril também é indicado para o mesmo tratamento (um frasco custa em média de R$7 a 8 reais, segundo pesquisei).
  • Método SODIS, de purificação de água: Utiliza apenas garrafas PET e luz do Sol para a desinfecção, podendo ser complementado com filtragem mecânica, se a água estiver muito turva.

Não há qualquer impedimento em que os processos de tratamento sejam conjugados, objetivando transformar a água não tratada em água no ponto de consumo.

Posts recomendados:

Purificação de água apenas com garrafas PET e luz do Sol – técnica SODIS

Kits de emergência para calamidades e desastres naturais – enchente SC

Doações para a população de Santa Catarina – Cuidado com falsos e-mails. Veja aqui relação oficial de postos de arrecadação de doações e outras formas de ajudar.

Como evitar a leptospirose? Veja aqui as medidas preventivas e sintomas.

Produtos recomendados:

Lanterna Smart Eco Led Light c/ Rádio FM Nodaji (funciona à manivela)

Lanterna Smart Eco Led Light c/ Rádio FM Nodaji (funciona à manivela)


Barraca p/ Emergência - Trilhas & Rumos

Barraca p/ Emergência – Trilhas & Rumos

Bolsa de Hidratação 2L Hidrat - Trilhas & Rumos

Bolsa de Hidratação 2L Hidrat – Trilhas & Rumos

Cantil em Couro 1L Tipo Espanhol - Trilhas & Rumos

Cantil em Couro 1L Tipo Espanhol – Trilhas & Rumos

Mochila 9L Crampom c/ Bolsa de Hidratação 2L - Trilhas & Rumos

Mochila 9L Crampom c/ Bolsa de Hidratação 2L – Trilhas & Rumos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: