Em solidariedade às vítimas das chuvas que castigam o estado de Santa Catarina, provocando enchentes e inúmeros transtornos como falta de energia elétrica, isolamento e falta de abastecimento de água, achei pertinente colocar em um post um método fácil e eficaz de purificação de água, que independe de conhecimento técnico e de materiais sofisticados: a técnica SODIS para desinfecção da água utilizando garrafas PET e luz solar.
É um sistema barato e efetivo de purificação de água para consumo (além da fervura e cloração, por exemplo), e que, mesmo em situações ausência de infra-estrutura e ainda que com céu completamente nublado, funciona.
Porém, em dias totalmente nublados, são necessárias 48 horas para purificação (dois dias ao sol), ao invés das 6 horas suficientes em dias sem nuvem ou parcialmente nublados.
O método não é nenhuma novidade e é recomendado pela OMS, inclusive. É objeto de diversos estudos publicados por pesquisadores, inclusive brasileiros, já que é aplicado em comunidades do Brasil, que não dispõe de abastecimento pela rede pública ou mesmo saneamento básico.
É certo que a filtragem e fervura da água são menos trabalhosas e mais recomendadas; mas na sua impossibilidade, o SODIS ( de “solar disinfection“), pode ser uma opção para diminuição de riscos de contaminação a índices aceitáveis.
Achei um excelente site, da organização não-governamental Inmed Brasil que possui um tutorial e informações resumidas sobre o funcionamento do sistema:
Quem quiser ou precisar saber mais, recomendo que baixe a cartilha em PDF do Instituto Federal Suíço de Tecnologia Aquática (EAWAG), com incríveis 88 páginas detalhando o sistema SODIS, suas qualidades, limitações e formas de funcionamento.
Observação o SODIS não elimina contaminação química da água, somente a biológica (em quase 100% dos microorganismos).
Mas, em casos de calamidades ou ausência de estrutura de saneamento, deve ser considerado como alternativa barata e viável.
Posts recomendados:
Filtros “faça você mesmo” – desinfecção de água em situações emergenciais – enchente SC
Kits de emergência para calamidades e desastres naturais – enchente SC
Doações para a população de Santa Catarina – Cuidado com falsos e-mails. Veja aqui relação oficial de postos de arrecadação de doações e outras formas de ajudar.
Como evitar a leptospirose? Veja aqui as medidas preventivas e sintomas.
Produtos recomendados:
esse método sodis seria muito bom para o interior do meu estado ( AM ), pois existem comunidades sem saneamento básico por serem isoladas, preciso adquirir mais conhecimento para levar a estes lugares esse método, ressalto que já uso o mesmo em minha casa com água filtrada para garantir a desinfecção, muito bom.
Atente que há liberação de substancias tóxicas que estão na coimposição do plastico das garrafas quando aquecidas, ainda mais por 6 horas, e este, como sabemos, dependendo da quantidade ingerida pode vir a causar cancer.
Vale a pena dar uma perquisada, antes de sair aplicando este método .. ou então como no comentario acima, ensinando-os na escola.
Vale o mesmo conceito para as garrafas que são deixadas no interior de automóveis ao sol.
Vale o mesmo conceito para os gases que se desprendem dos painéis dos carros e tubulação de ar condicionados automotivos quando estes automóveis são deixados ao sol.
O Polietileno Tereftalato (PET)utilizado na fabricação de garrafas é quimicamente INERTE, e NÃO libera “substancias tóxicas” quando aquecido à luz do Sol.
Assim, antes de deitar sua “cultura” e lançar críticas e crendices desprovidas de fundamento, sugiro que ESTUDE um pouco!
Alguns estudos científicos que comprovam que o método SODIS, se aplicado corretamente, não oferece qualquer risco à saúde:
Muito legal a minha professora de ciencias (Gisele♥) passou para nos