Purificação de água apenas com garrafas PET e luz do Sol – técnica SODIS

24 nov

Em solidariedade às vítimas das chuvas que castigam o estado de Santa Catarina, provocando enchentes e inúmeros transtornos como falta de energia elétrica, isolamento e falta de abastecimento de água, achei pertinente colocar em um post um método fácil e eficaz de purificação de água, que independe de conhecimento técnico e de materiais sofisticados: a técnica SODIS para desinfecção da água utilizando garrafas PET e luz solar.

É um sistema barato e efetivo de purificação de água para consumo (além da fervura e cloração, por exemplo), e que, mesmo em situações ausência de infra-estrutura e ainda que com céu completamente nublado, funciona.

Porém, em dias totalmente nublados, são necessárias 48 horas para purificação (dois dias ao sol), ao invés das 6 horas suficientes em dias sem nuvem ou parcialmente nublados.

O método não é nenhuma novidade e é recomendado pela OMS, inclusive. É objeto de diversos estudos publicados por pesquisadores, inclusive brasileiros, já que é aplicado em comunidades do Brasil, que não dispõe de abastecimento pela rede pública ou mesmo saneamento básico.

É certo que a filtragem e fervura da água são menos trabalhosas e mais recomendadas; mas na sua impossibilidade, o SODIS ( de “solar disinfection“), pode ser uma opção para diminuição de riscos de contaminação a índices aceitáveis.

Achei um excelente site, da organização não-governamental Inmed Brasil que possui um tutorial e informações resumidas sobre o funcionamento do sistema:

Como funciona o método Sodis de purificação de água

Ilustração obtida no site do Inmed Brasil

Quem quiser ou precisar saber mais, recomendo que baixe a cartilha em PDF do Instituto Federal Suíço de Tecnologia Aquática (EAWAG), com incríveis 88 páginas detalhando o sistema SODIS, suas qualidades, limitações e formas de funcionamento.

Observação o SODIS não elimina contaminação química da água, somente a biológica (em quase 100% dos microorganismos).

Mas, em casos de calamidades ou ausência de estrutura de saneamento, deve ser considerado como alternativa barata e viável.

Posts recomendados:

Filtros “faça você mesmo” – desinfecção de água em situações emergenciais – enchente SC

Kits de emergência para calamidades e desastres naturais – enchente SC

Doações para a população de Santa Catarina – Cuidado com falsos e-mails. Veja aqui relação oficial de postos de arrecadação de doações e outras formas de ajudar.

Como evitar a leptospirose? Veja aqui as medidas preventivas e sintomas.

Produtos recomendados:

Lanterna Smart Eco Led Light c/ Rádio FM Nodaji (funciona à manivela)

Lanterna Smart Eco Led Light c/ Rádio FM Nodaji (funciona à manivela)

Barraca p/ Emergência - Trilhas & Rumos

Barraca p/ Emergência – Trilhas & Rumos

Bolsa de Hidratação 2L Hidrat - Trilhas & Rumos

Bolsa de Hidratação 2L Hidrat – Trilhas & Rumos

Cantil em Couro 1L Tipo Espanhol - Trilhas & Rumos

Cantil em Couro 1L Tipo Espanhol – Trilhas & Rumos

Mochila 9L Crampom c/ Bolsa de Hidratação 2L - Trilhas & Rumos

Mochila 9L Crampom c/ Bolsa de Hidratação 2L – Trilhas & Rumos


8 Respostas to “Purificação de água apenas com garrafas PET e luz do Sol – técnica SODIS”

  1. Francisco Frazão 2, abril, 2012 às 6:00 pm #

    esse método sodis seria muito bom para o interior do meu estado ( AM ), pois existem comunidades sem saneamento básico por serem isoladas, preciso adquirir mais conhecimento para levar a estes lugares esse método, ressalto que já uso o mesmo em minha casa com água filtrada para garantir a desinfecção, muito bom.

  2. Jose Carlos 28, dezembro, 2011 às 4:09 pm #

    Atente que há liberação de substancias tóxicas que estão na coimposição do plastico das garrafas quando aquecidas, ainda mais por 6 horas, e este, como sabemos, dependendo da quantidade ingerida pode vir a causar cancer.
    Vale a pena dar uma perquisada, antes de sair aplicando este método .. ou então como no comentario acima, ensinando-os na escola.

    Vale o mesmo conceito para as garrafas que são deixadas no interior de automóveis ao sol.
    Vale o mesmo conceito para os gases que se desprendem dos painéis dos carros e tubulação de ar condicionados automotivos quando estes automóveis são deixados ao sol.

    • xcobar 28, dezembro, 2011 às 4:33 pm #

      O Polietileno Tereftalato (PET)utilizado na fabricação de garrafas é quimicamente INERTE, e NÃO libera “substancias tóxicas” quando aquecido à luz do Sol.
      Assim, antes de deitar sua “cultura” e lançar críticas e crendices desprovidas de fundamento, sugiro que ESTUDE um pouco!
      Alguns estudos científicos que comprovam que o método SODIS, se aplicado corretamente, não oferece qualquer risco à saúde:

  3. Wanessa 28, junho, 2011 às 4:11 pm #

    Muito legal a minha professora de ciencias (Gisele♥) passou para nos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: