Sandboxie – a caixa blindada de seu computador – “não confie em nenhum programa”

23 nov

Começo com o alerta de que o Sandboxie não dispensa o uso do antivirus, e trabalha muito bem em conjunto com os outros programas gratuitos recém-postados aqui no blog, o Comodo Internet Security (firewall e antivirus gratuitos), o antivirus de análise comportamental ThreatFire (que complementa a proteção que você já usa) e o Hotspot Shield (que permite navegação segura em pontos de acesso wi-fi públicos, ou navegação anônima, pela mudança do IP); formando em conjunto uma excelente suite de segurança gratuita e eficaz, com funcionalidades que vão desde a navegação anônima com segurança até a proteção integral, com atualização diárias do antivírus e firewall, e proteção a ameaças desconhecidas ( “zero-day” threats).

O Sandboxie é um aplicativo que permite que você isole e abra ou execute outros softwares e arquivos em uma caixa blindada. O slogan: não confie em nenhum programa (Trust No Program) – e o Sandboxie permite isso.

É extremamente útil para navegar por sites não confiáveis ou executar ou abrir arquivos suspeitos de contaminação por vírus ou outros softwares maliciosos, pois nada sai da caixa blindada criada pelo programa.

Nenhum arquivo é salvo ou modificado na sua máquina, além da “zona de segurança” criada pelo aplicativo- mas os seus programas de proteção, como antivirus conseguem ler e apagar os arquivos da caixaé a conjugação perfeita.

Você pode executar seu navegador de internet (browser) pelo programa (compatível com todos) e mesmo que entre em um site e baixe um trojan, por exemplo, ele ficará “preso” na caixa do programa, como vc vê na ilustração abaixo:

Navegar pelo Sandboxie também garante sua privacidade absoluta, pois, uma vez que você termine e limpe a sua caixa blindada, não restará nenhum vestígio, histórico, cache, ou mesmo qualquer cookie armazenado se sua navegação (à exceção daqueles que estiverem no seu navegador “original”)- nada.

Funciona basicamente como uma virtualização, só que apenas do software executado. Quando você executa um programa pelo Sandboxie ele “engana” o windows e cria uma cópia virtual do programa e dos arquivos necessários à execução, isolando-os na caixa (resumidamente, funciona assim).

Uma outra vantagem legal é que você pode instalar pelo Sandboxie um software qualquer no seu micro, experimentar e ver se gosta. Se gostar, depois você instala realmente. Se não, após seu período de “experiência’ com aquele aplicativo, você apaga a caixa blindada e não sobrará nenhum vestígio do mesmo, sem qualquer dificuldade ou aquelas “sobras” que sempre restam após a desinstalação habitual.

Tenho instalado e uso com bastante frequência, sempre que recebo um arquivo de procedência duvidosa abro com ele e examino com o antivirus, e para navegar em sites com a segurança eventualmente comprometida, é uma grande ferramenta.

O programa Sandboxie é grátis.

Posts recomendados:

Google Cheat Sheet – tudo o que você queria saber sobre o Google, em apenas duas páginas.

Saiba quais jogos seu computador é capaz de rodar – conheça o “CanYouRunIt” (serviço grátis).

Envie mensagens que se autodestruirão após serem lidas- conheça o Privnote (serviço grátis).

Como recuperar arquivos deletados em disco rígidos ou dispositivos USB – pendrive, ipod, cartões de memória de celulares, máquinas digitais, etc.? Conheça o “Recuva” – programa grátis.

ThreatFire é a “vitamina” do seu antivirus.

Proteção contra trojans,  spyware, vírus, rootkit, adware e outros programas maliciosos com ferramenta eficaz e grátis. Conheça o BOClean: Anti-Malware

Wi-fi grátis para celular e laptop em cerca de 10 milhões de pontos de acesso no mundo todo? Conheça o we-fi.

Transforme o seu celular N95 em um roteador wi-fi (grátis). Conheça o Joikuspot

Suite completa de proteção gratuita: firewall e antivirus Comodo Internet Security

Importe as mensagens de seu programa de e-mail para o Gmail. Conheça o FON Gmail Uploader. (serviço Grátis)

FON – Compartilhe seu acesso wi-fi e ganhe dinheiro com isso.


Uma resposta to “Sandboxie – a caixa blindada de seu computador – “não confie em nenhum programa””

  1. Léo o Nardo 23, novembro, 2008 às 11:05 am #

    legal…vou tentar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: