Formulários e coleta de dados e pagamento online: o Wufoo manda bem!

23 nov

O Wufoo é um serviço construtor de formulários, em linguagem html, que disponibiliza espaço próprio para armazenamento dos formulários e respectivas respostas.

A diferença (para melhor) do Wufoo fica nítida logo na entrada do site do produto, que é, para dizer o mínimo, muito legal: tem um visual bastante lúdico, e uma interface amigável tornando fácil a confecção de formulários, pesquisas, listas, questionários, convites e outras maneiras de se coletar dados, registrar informações e receber e gerenciar pagamentos online.

O importante de ressaltar é que o usuário do serviço não precisa entender absolutamente nada de programação HTML (nem qualquer outro conhecimento específico).

O site conta com diversos planos de pagamento, tudo ajustado para a necessidade e extensão de complexidade de uso. Há, inclusive, uma opção gratuita.

A versão gratuita, permite que você crie e trabalhe com 3 formulários diferentes, com até 10 campos de informação cada.

A ferramenta é muito customizável e fácil de usar, e o resultado é excelente para o usuário final.

Poderia servir, por exemplo, para se controlar fichas de pacientes ou clientes de clínicas e escritórios de profissionais liberais; dados de pedidos, vendas e fornecedores numa empresa de comércio; tudo customizável rapidamente por você mesmo, em com menus e tabelas para inserção mais rápida de dados e respostas mais comuns.

A busca pela fichas, o controle do endereço IP da máquina, dia e horas exatas de criação e edição dos formulários, a possibilidade de receber pagamentos online (na versão paga); tudo contribui para aexcelência do produto.

Não é à toa que a Amazon, Best Buy, Disney, Second Life, Discovery Channel e outros são clientes da empresa.

A única coisa que não encontrei seria uma ferramenta de exportação de seus dados, já que, uma vez deixando de assinar os serviços da empresa, você perderia o acesso aos dados de sua conta, o que seria bastante ruim, pois o “escravizaria”, fidelizando-o eternanmente à medida que sua base de dados aumenta e fica mais inviável (ou desistimulante) a migração para outra solução semelhante.

De qualquer maneira, funciona muito bem, tudo com extrema segurança de seus dados armazenados nos servidores da Wufoo.

São necessários conhecimentos básicos de inglês para utilização do serviço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: