O we-fi é uma idéia bastante interessante.
É um software para ser instalado em seu telefone celular (com suporte a wi-fi) ou ao seu notebook, que emula um ponto de acesso (hotspot) chamado “automatic we-fi”, que você deve colocar como ponto de acesso padrão de internet.
Aí é que a mágica acontece: o we-fi é, ao mesmo tempo, uma comunidade onde pessoas podem ir mapeando a localização e nome de redes wi-fi públicas ou com acesso grátis.
Na página do serviço we-fi maps, através de uma aplicação que roda sobre o Google Maps (as chamadas “mash up”), ficam apontadas as redes para que você saiba a localização e disponibilidade.
Assim, você pode descobrir até mesmo antecipadamente se já existem redes para acesso grátis à internet sem fio (wi-fi) disponíveis no lugar onde você está.
Mas mesmo que não existam, o we-fi faz mais: ele busca e guarda automaticamente todas as redes sem fio abertas que existem ao redor de seu notebook (ou celular com wi-fi), e as cataloga em ordem de preferência que leva em conta a força e estabilidade do sinal.
Em tese, o sistema sempre vai privilegiar a “melhor rede” para você – e isso não exige nenhum trabalho para a configuração, que é toda automática: o we-fi cria um ponto de acesso padrão (o tal “automatic we-fi”) que funcionará com cada uma das redes que ele achar ou que já estiverem catalogadas naquele local.
Logicamente as redes fechadas de que você possui login (senha e nome de usuário) para entrar também são incluídas e utilizadas pelo sistema.
Aqui tem um “tour”, em vídeo demonstrando o sistema:
Testei e funciona muito bem mesmo.
Em São Paulo tem até algumas redes já catalogadas junto ao Google Maps, na página do we-fi.
O uso é grátis, e qualquer usuário que quiser pode incluir novas redes abertas.
Em outros paíse, é bastante grande a oferta de redes wi-fi grátis catalogadas no we-fi.
Qunado escrevi este post, em 21/11/08, eles tinham aproximadamente 10 milhões de pontos de acesso grátis cadastrados, por todo o mundo!
Revisando a matéria, em 08/05/2009, constatei que já são mais de 21 milhões de redes sem fio cadastradas para acesso gratuito – o que comprova a popularidade e eficácia do we-fi, como solução para navegação em wi-fi, sem nenhum custo ao usuário.
Ainda são poucos os pontos cadastrados no Brasil, em comparação com Europa e Estados Unidos.
Apesar disso, perto do número irrisório de redes cadastradas quando da primeira edição deste post, percebo um movimento constante de aumento na inclusão de redes brasileira no serviço, o que é bastante animador.
Quero ver video online no cel. Mas os videos não abrem