Coloquei recentemente alguns posts indicando meios e comunidades de compartilhamento de acesso wi-fi, como o we-fi e o FON.
Também não é raro encontrar redes wi-fi abertas, disponíveis ao acesso, talvez por displicência de seus proprietários, talvez até num exercício de “comunismo” moderno.
Enfim, seja como for, é certo que você simplesmente navegar na rede alheia (no bom sentido), sem qualquer proteção, não é exatamente um comportamento aconselhável em termos de segurança de informação.
Isto porque outros usuários mal intencionados (chamados em inglês de “snoopers”, seriam os “bisbilhoteiros”, por assim dizer) da mesma rede pública poderiam, em tese, realizar um procedimento que, em poucas palavras, consiste na captura dos pacotes enviados pelo seu computador e o ponto de acesso, capturando senhas de e-mail, de acesso a bancos e outros serviços, além de conteúdo de mensagens e até mesmo voip.
Seria algo como “grampear” o seu computador, enquanto ele navega naquela rede aberta.
Ainda que o ponto de acesso público sem fio (wi-fi) que você esteja usando seja pago, o risco pode persistir, dependendo das circunstâncias.
Uma maneira de se proteger com bastante eficiência disso é o software Hotspot Shield.
Ele cria uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network — VPN) entre o seu computador e os servidores da empresa, totalmente criptografada.
Somente os servidores da empresa Anchor Free é que acessam, por sua vez, o site que você endereçou.
Na prática, equivale a você plugar seu micro na rede de uma empresa americana e navegar por lá mesmo: seu IP, tudo funciona como se você lá estivesse.
Assim, mesmo que algum pirata virtual capture seus pacotes na rede, eles estarão totalmente criptografados, por conta do VPN.
E, além disso, tem outras vantagens implícitas: esconde o número de seu IP, tornando sua navegação “invisível”, garantindo sua privacidade com relação ao site acessado e ao seu servidor de acesso (ISP); burla enventuais censuras e bloqueios de sites realizados por firewalls de empresas e/ou restrições de navegação.
Enfim, mesmo gratuito, funciona muito bem, e, em conjunto com um bom antivírus, garante sua segurança ao navegar em locais públicos, inclusive para realizar operações sensíveis, tais como as bancárias.
Obrigada! =)
Mto interessante seu blog!