FON – Compartilhe seu acesso wi-fi e ganhe dinheiro com isso.

21 nov

O FON é um projeto bastante interessante: eles comercializam um roteador wi-fi, que, ligado à sua conexão, cria duas redesuma aberta e outra fechada (particular), na qual somente você e os micros que vc autorizou têm acesso.

Ao comprar o roteador, o La Fonera, você vira um fonero e cria um “FON Spot”.

O FON Spot é a rede compartilhada entre os foneros e aí é a coisa legal da história: você faz uma espécie de “escambo”, trocando o fornecimento de acesso wi-fi a outros foneros por créditos que permitem que você acesse a rede wi-fi de outros membros da rede, inclusive através de seu notebook e outros dispositivos móveis (como celular, iphone 1ª geração e ipod touch, por exemplo).
A rede “aberta” também pode ser acessada por terceiros, mas eles são encaminhados necessariamente a um portal, onde possuem a oportunidade de adquirir acesso wi-fi, pagando à FON por isso.

E, em retribuição, a FON lhe repassa exatos 50% dos valores eventualmente recebidos por pessoas que comprarem o acesso à sua rede, através da FON (que cuida da cobrança e tudo mais).
O roteador é extremamente seguro e divide realmente as redes, ou seja, ninguém terá acesso à sua rede particular, que é protegida por senha e criptografia.
Caso você resida em um grande centro urbano, ou próximo a um hotel, restaurante, local de grande circulação de pessoas, pode até viável como uma renda extra (embora há que se considerar que, no Brasil, a maioria das operadoras proíbam por contrato o rateio de sua banda larga a título oneroso, principalmente se a assinatura do serviço for residencial, a fiscalização disso seria bastante difícil pelas operadoras).

Embora eles não vendam diretamente para o Brasil, você pode comprar o aparelho e trazer para cá, e há pessoas que já fizeram isso, como pode ser verificado no mapa mundial de FON Spots, que é uma aplicação (mash up) do Google Maps.

Em São Paulo, por exemplo, há cerca de um ano não passavam de dez locais. Hoje, verifiquei que já há algumas dezenas de FON Spots, o que até justificaria o preço de aquisição do roteador.

Barcelona (ES), que é o berço da idéia do FON, é literalmente lotada de FON Spots – lá serviria quase como uma conexão 3G, tamanha a área de cobertura.

Com o FON você pode contribuir com uma idéia de “troca” de acesso mundial de wi-fi, e fazer parte da comunidade de compartilhamento de mais de 250.000 pontos de acesso em todo o planeta; além de, eventualmente, ganhar dinheiro com o acesso de membros de fora da comunidade que optem por navegar com segurança no seu FON Spot.

Posts recomendados:

WordCamp Brasil 2009 – uma grande vitória para todos os usuários brasileiros do WordPress.

Saiba quais jogos seu computador é capaz de rodar – conheça o “CanYouRunIt” (serviço grátis).

Envie mensagens que se autodestruirão após serem lidas- conheça o Privnote (serviço grátis).

Wi-fi grátis para celular e laptop em cerca de 10 milhões de pontos de acesso no mundo todo? Conheça o we-fi.

Transforme o seu celular N95 em um roteador wi-fi (grátis). Conheça o Joikuspot

Suite completa de proteção gratuita: firewall e antivirus Comodo Internet Security

Sandboxie – a caixa blindada de seu computador – “não confie em nenhum programa”

Importe as mensagens de seu programa de e-mail para o Gmail. Conheça o FON Gmail Uploader. (serviço Grátis)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: