Para quem já teve a oportunidade, utilizar um GPS em meio à uma cidade caótica, como São Paulo, pode ser algo bastante gratificante.
Você chega rapidamente (ou nem tanto) a lugares aos quais nunca foi, de maneira precisa e bastante confortável. Usa caminhos alternativos, desconhecidos da maioria das pessoas e desvia do trânsito com eficácia.
Eu divido minha experiência de motorista em dois períodos: antes e depois do GPS.
Contudo, após algum tempo, algo fica bastante irritante: a voz do navegaor, aquela que fala: “após 150 metros, vire à direita”…
A voz do meu GPS, quando diz “você chegou ao seu destino”, me lembra muito a da Sra. Marta Suplicy.
Pensando nisso, imaginei que seria bastante interessante fazer vozes de GPS com paródias de políticos: imagine o Lula, o Paulo Maluf.
Passando pelas “Obras de Maluf”, ele poderia até mesmo indicar “neste momento você está passando por mais uma obra de Maluf”…
Ia ser o máximo.
Qual não foi minha surpresa ao descobrir que, pelo menos em inglês, isso já existe: o site pigtones e o navtones oferecem pacotes de voz para aparelhos Garmin e Tomtom personalizados, com imitações que vão do Elvis Presley ao George Bush, de Mr. T ( o B.A. do “esquadrão Classe A”) ou de um cafetão novaiorquino, a um típico caipira norte-americano, com direito à palavrões e tudo mais.
E mais: no Comedy-voice-over.com você pode encomendar um pacote próprio de vozes personalizadas.
Finalmente, chegando no “máximo” da customização, você mesmo pode fazer suas vozes de GPS utilizando o software Voice Utility, que possibilita a edição do arquivo de sons em aparelhos Garmin.
Há um bom mercado para dubladores nesse nicho de personalização, pois com os dispositivos GPS cada vez mais acessíveis, o público tende a aumentar.
Boa sorte a todos.
Deixe um comentário